top of page

Reserva do Niassa

A Reserva possui uma área de 15 mil quilômetros quadrados e está localizada na Província do Niassa, nas margens do rio Rovuma. A Reserva parcial do Niassa foi famosa devido aos enormes efetivos de elefantes que possuía, considerada uma reminiscência do Jardim de Éden Africano...

Habitat de uma grande diversidade de espécies de fauna tropical numa paisagem equilibrada, bravia... um verdadeiro santuário de caça, incluindo muitas das espécies clássicas tais como o leão, o leopardo, o elefante, o búfalo, e as subespécies raras como o gnu-do-niassa (considerado endêmico e por isso carente de proteção), a zebra-boehms, o antílope-negro-africano e o cão-selvagem-africano – em perigo de extinção.

Também existem girafas aqui! Talvez, encontramos a subespécie girafa-do-cabo!

O Governo Provincial, cumprindo a Política Nacional, transformou toda essa herança natural e primitiva em um destino ecoturístico preservando todo o patrimônio natural e intato, mas permitindo, deste modo, que o turismo se desenvolva de uma maneira sustentável, onde o homem, a fauna e a flora coabitem em harmonia.

É uma das maiores reservas naturais do mundo – certamente a maior em Moçambique e da África Austral. A reserva é o habitat da fauna e flora ainda por desvendar. Nas extensas planícies da região do Miombo, situados entre rios que se cruzam, erguem-se os majestosos Inselbergs. Alguns são isolados como ilhas, outros próximos uns dos outros. Ao longo dos rios vagueiam grandes manadas de caça como faziam no tempo dos comerciantes de marfim...

Hoje, a reserva é o habitat de uma crescente população de elefantes de 12.000 cabeças. A abundância de animais permite a caça de troféus em zonas habitadas por búfalos na orla do parque.

Na reserva são permitidas apenas máquinas fotográficas. É dirigida pela SRN sob um rígido programa de conservação que inclui iniciativas de desenvolvimento para as comunidades dentro do parque ao mesmo tempo que vai promovendo o ecoturismo da vida selvagem.

A Reserva do Niassa será, dentro em breve, uma pedra fundamental para o ecoturismo e programa de conservação no World Banks Trans-Frontier Conservation Área.

O projeto “costa a costa” irá ligar os corredores da bio-diversidade do Lago Niassa à reserva marinha na província vizinha de Cabo Delgado, incluindo a Reserva de Caça Selous, na Tânzania.

 

Veja o MAPA da Reserva de Niassa!

 

Reserva Niassa – a última selva natural no mundo, de acordo com as primeiras experiências de Livingstone, quando abriu caminho através da selva com a sua caravana de carregadores e tendas, lutando contra búfalos e leões...

Essa nova rota está localizada em uma área, onde a sua superfície está coberta de vegetação virgem e apresenta os menores índices populacionais de Moçambique.

Niassa é a primeira província desminada em Moçambique que merece ser descoberta. Essa área ainda não sofreu qualquer agressão do meio ambiente, sendo merecedora de ações de preservação ambiental por parte dos governantes e entidades de proteção ambiental.

Esta página faz parte do site GIRAFAMANIA.COM.BR

 

(ACTULIZADA EM 14/MAIO/2013)

bottom of page